terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Breve ensaio sobre o fazer do blogueiro

Comecemos o ano com um texto genérico. Tão genérico quanto aqueles remedinhos do Raul Cortês. Fiquei um mês sem postar aqui, mas por motivo altamente justificável. Cogitei continuar escrevendo durante minhas férias em casa de mamãe, mas a internet de lá vem de um negocinho do tamanho de uma caixa de fósforo. Em outras palavras: Uma bosta. Meu próximo texto está quase todo escrito. Mandei-o para meu e-mail para que eu pudesse concluí-lo na casa da minha progenitora, mas sequer conseguir fazer o download do arquivo. Pelo menos esse tempo de coceba me serviu para pensar em idéias para postagens futuras.
Meu amigo Édio Azevedo e meu irmão Leonardo Torres têm um blog em que contam causos de suas vidas tendo a música como pano de fundo. No meu é a palhaçada. O frustrante é que eles ficam um dia sem postar e chove reclamações, enquanto eu, por duas vezes fiquei semanas sem postar porra nenhuma e, se eu não falo, ninguém repara. A não ser minha amiga Camilla, que já me perguntou duas vezes nesses últimos dias. Obrigado, Ca. Foi meu amigo Zé Gordo quem falou que isso de escrever em blog não passa de carência. Ele não poderia estar mais certo.
Acho que foi logo que conheci a Natália que eu havia comentado sobre a minha intenção em criar um blog para criticar tudo aquilo que eu acho absurdo. Enrolei, enrolei, enrolei e não fiz porra nenhuma. Até que certo dia, em casa dela ela me cria esta página na internet e me diz: "Pronto, você já tem um blog. Agora você vai ser obrigado a escrever nele". Na verdade não, já que tudo que o blog tinha era um nome e um endereço. Ninguém sabia de sua existência. Mas, se não fosse este empurrão, talvez hoje eu não estaria aqui escrevendo para vocês. E, desde então, escrever neste blog passou a ser uma das atividades mais importantes da minha rotina.
Tenho um daqueles trabalhos em que não precisa se usar muito o cérebro. Daí a necessidade de se exercitar a mente. Mas não esperem grande coisa de alguém que lê uma média de dois livros durante o ano inteiro. Para quem não sabe, o nome deste blog vem de minha humilde morada: The Didi's Abatedourus Night Club. O logo era para parecer um letreiro luminoso de casa noturna. Mas o que haveria de se esperar de um troço que foi feito no paintbrush em quinze minutos?
Em sua fase embrionária, os causos da minha vida eram para ser um complemento às minhas críticas. Porém, nota-se que a cada postagem os causos têm sobressaído. A verdade é que aconteceram realmente muitos fatos engraçados na minha vida que acho que vale a pena serem divulgados. E eu não sou tão punk quanto achei que era. Foi a Viviana que me disse: "Se eu tivesse um blog, acho que ia ficar só falando o que eu faço da minha vida". Bem, acho que a maioria dos blogs é assim mesmo, porém cada um com um enfoque.

Como sempre digo, cerca de 80% dos fatos contados aqui são verídicos e quase sempre acontecidos com este que vos escreve. Claro que a gente floreia muito a coisa para tornar a história mais envolvente. Uso recursos como alterar a cronologia dos fatos, ou colocar coisas que aconteceram com anos de diferença como tendo sidos no mesmo dia. Foi Menino Carlos que chamou-me de herói da classe média. Certamente há um tanto de exagero na declaração do mancebo, mas minha intenção era justamente essa: Escrever algo como Comédias da Vida Privada, porém com direito a palavrões, escatologia e putaria. Além do mais, Menino Carlos é outro blogueiro que invejo. Se você me acha engraçado, tente ler o blog dele.
Uns dias aí para trás eu mostrei aquele texto em que a Isoca fala que eu sou bom de cama para a minha amiga Alanne e ela me diz: "Didi, você me salvou. Eu tava precisando de um desses textos ridículos de blog para colocar na prova dos meus alunos". Logicamente fiquei chateado: "Por que você não usa um dos meus? Tem um monte de textos ridículos no meu blog". "É porque nos seus ia ficar difícil achar erro". Não poderia me sentir mais lisonjeado. Duplamente.
Muitos me falam: "Nossa, que ânimo! Escrever num blog". Realmente: Que ânimo! Nota-se que antes de se chegar ao fato central das histórias, sempre tem outras duas ou três mini-historinhas, para dar mais consistência ao texto. Muito embora eu saiba que é cansativo ler textos enormes na internet. Os meus dão em média umas três páginas de word. Por isso encho as postagem de fotinhas para dar mais ritmo aos textos, embora muitas se mostrem bem fora do contexto. A não ser nesse, que coloquei a foto dos pinguinzinhos (que gaxinha!)
Pode parecer fácil, mas demoro pelo menos umas quatro horas para escrever cada pérola. Como a Natália me disse, eu encho muito lingüiça. Robertinha disse que ficou com preguiça de ler meu texto. Fabizão disse que pula alguns parágrafos. Mas o que é que eu posso fazer? Não sei escrever de outro jeito que não seja enrolando meu leitor. Este editorial, por exemplo, era para ser uma pequena observação de um parágrafo, mas acabou tomando duas páginas. A propósito, quando vocês estiverem lendo um texto meu e o início estiver em itálico, é porque o texto de verdade não começou ainda; são apenas algumas observações iniciais.
Alguns de vocês devem ter recebido de mim a mensagem; "Você foi citado nominalmente no meu blog". Não faço idéia de quantos ilustres me lêem, mas acho que não passam de uns quinze. Só posso me pautar pelos que comentam aqui. Todos os dias tento aumentar o parco número. Quem tem contato comigo sabe que eu importuno todos: "E aí, você já leu meu blog?" "Comenta lá, viado". Até meus alunos são obrigados à visita.
Me sentirei realizado no dia que gente que eu não conheço começar a comentar. Isso é passível de acontecer, já que eu apareço nas pesquisas do Google. Bem, eu não conheço a tal de Vika, mas acho que ela é amiga do Menino Carlos. Também não conheço pessoalmente a Robertinha, mas eu sei que ela e o Edinho estão se pegando. A propósito, o comentário é o combustível do blogueiro. O dia que as pessoas pararem de comentar meus textos, eu paro de postar. É, realmente meu amigo Zé Gordo tem razão.

28 Comentários:

Édio Azevedo disse...

Didi, mesmo a qualidade de sua escrita tendo sido elogiada pela Alana, eu já achei 1 erro de português nesse texto. Mesmo assim, penso que vc escreve bem, se isso lhe serve de "consolo". Hahahahahahaa. Abs.

Obs.: Vamos conhecer a Roberta nesse fds?

Fabi disse...

Eu só pulei parágrafos uma vez, no texto do Guns.

E esse papo de "você foi citado nominalmente no meu blog" foi uma estratégia baixa de conseguir visitas, pronto, falei.

E se postasse mais vezes as visitas e reclamações sobre o sumiço seriam mais frequentes.

Tio Didi disse...

Pelo menos eu assumo a minha picaretagem. E Édio, não sei se os erros são quanto às acentuações que cairam em desuso, mais foi proposital. Me recuso a me adequar às novas regras.

Vika disse...

dÁ até titulo de comunidade no orkut:Meu blog é um fracasso.
Mas o seu até q é pop.
Eu não sei qm é o tal "menino Carlos".Vai ver eu sei,mas não lembro.

Sucesso,o segredo é insistir q vence pelo cansaço!XD
inté.
P.S:Brigada pela citação.

Unknown disse...

Di, eu concordo com a Fabi na parte em que vc deve publicar mais vezes.

E quando será publicado outro texto??
Só p/ nao perder o costume tá.Rsrs...

Obrigada pela citação e grande beijo

Anônimo disse...

Obrigada pela citação, mas meu nome está escrito errado, portanto, um novo erro.
Qto ao erro ao que o Edinho se refere, não sei qual, mas tem alguns erros de pontuação, com certeza. Encontrei algumas orações (não as religiosas) sem vírgula onde deveriam existir. Mas isso a gente releva. O importante é o conteúdo. Na verdade, esse post foi meio "ahn?"... eu realmente não entendi o propósito dele. E quem se importa? Você é assim mesmo...hehehe.
E concordo com a Camilla, você deveria escrever com mais frequência.... e vai uma outra sugestão: talvez você não tenha tantas visitas porque seus textos são longos e cheios de "linguiça" (ops!!). Tente fazer posts mais sucintos... pelo menos um ou dois. E veja o que acontece.
Nossa, acho que eu escrevi um texto no seu comentário. Vou parando por aqui...
Bjs, Didi. Te amo, querido ("como primo!!" huahuahuahuahuah).

Tio Didi disse...

Menino Carlos é conhecido na grande mídia como Caíque. A minha meta é escrever uma vez por semana, nem mais nem menos, para manter uma frequência certa. E, pelo que sei, Viviana, escrevi seu nome certo.

Anônimo disse...

o herói da classe média além-túnel.

Édio Azevedo disse...

É. Pelo jeito o pessoal ainda não descobriu o erro que eu vi não... e como diria o grande Chico Anísio: "... isso tudo e só 1 erro. Agora vamos passar para a segunda palavra..."

Vivs Torres disse...

("Se for pra falar merda, eu vou partir para a grosseria.")
Que isso, didi.. que grosseria, menino. nao seja rude...

Jukeboxx disse...

Fato...existem mais bloqueiros do que leitores de blogs!
Eu sempre leio, gosto... mesmo com esse fundo preto me dando dor de cabeça!
bjs

Tio Didi disse...

Opa, gente nova! Gente, mas o fundo preto foi proposital. Como tem menos luz, eu supuz que cansava menos a vista.

*Robertinha* disse...

eu reclamei que ficava com preguiça de ler, mas li de duas vezes...rsrsrs
e eu e o edinho nao estamos nos pegando nao...rsrsrsrs
kkkkkkkkkkkk
de qlquer modo, eu sempre leio seus textos, so nao sei o que comentar as vezes...rsrs
mas, so pra te deixar feliz, vou passar a reclamar quando vc nao escrever...rs
beijos

Vika disse...

han...exclarecido.
Conheço o Caique da vida blogueira.Mas conheci ele pelo link daq!
XD

Anônimo disse...

Como vc disse, aparecerá estranhos que te encontraram no google. hehehehe. Excelentes textos, gostei muito de lê-los.
Abraço

Olivia Comunicação disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Olivia Comunicação disse...

Querido Didi,

A Alana pode mudar de profissão! Pelo o que entendi ela é professora, não? E não achou erros nos seus textos e sim naquela bobagem que eu escrevi? Dei uma olhada super rápida (afinal, os textos são grandes e essa tela preta cansa demais) e achei!! Aaaaahhhh, vamos ajudar a singela e competente professorinha:

"Rolou um medinho de que o obcecado amante o ameaçasse ou o acuzasse de roubo. Vai lá se saber; esses psicopatas não costumam ter a cabeça muito no lugar."

Bem, o verbo "acusar" usado na terceira pessoa do pretério imperfeito é escrito "acusasse", com "s".

Ela pode agora usar um texto de blog na aula dela.

Se vc continuar me "divulgando" desse jeito, daqui a pouco estou cheia de fãs!

Um abraço,

Isoca (Gente, esse apelido foi inventado pela minha mãe. Não, não foi o Diogo. E não é pra rimar com piroca não, é com pipoca. Ai, que preguiça!)

Olivia Comunicação disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Olivia Comunicação disse...

Ah, será que seria muito eu pedir o favor (tipo "por favor" mesmo) que vocês esquecessem que eu existo? Parassem de falar do meu nome, é aqui nesse blog, é no Orkut... É chato isso. Nem tenho Orkut mais por essas e outras.

Sabem, eu escrevi o texto. Ok, beleza, não foi super bacana não. Mas o Diogo conta o que ele falou antes para que eu escrevesse aquilo? Ele conta que eu estava conversando com ele NA PAZ, com o coração aberto, na amizade e ele veio com aquilo, com aquele desmerecimento, aquela agressão desnecessária? Mesmo se eu estivesse trabalhando em um revista de bairro, ele não precisava falar daquele jeito comigo. Principalmente porque nós namoramos e fomos legais (e leais!) um com o outro na época, o tempo todo.
Isso me deixa chateada, muito chateada. Porque hoje eu sou uma mulher adulta, tenho 30 anos de idade, sou casada, tenho minha vida e quando vou procurar (ok, eu sei que esse é mesmo meu erro, mas como eu sei que sempre tem uma babaquice, não me seguro) tem coisa com meu nome. Por favor, Diogo. Por favor mesmo... Rola de me deixar em paz? Gente que eu nem conheço falando de mim no seu Orkut. Pôxa vida! Tudo bem que vc é um cara que leva tudo na brincadeira, que gosta de sacanear os outros, mas acho que está bom, não está não?

Tio Didi disse...

Rrrrratinhoooooooo!

Édio Azevedo disse...

É, pelo visto a Ísis identificou o erro.

Édio Azevedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabi disse...

O blog do Édio está ficando pra trás nos comentários polêmicos. hahahhaa

Édio Azevedo disse...

É Fabi, o mundo é assim... um dia a gente tá por cima, no outro por baixo.Mas o importante, sempre, é gozar...

Leonardo Torres disse...

Aproveitando a deixa, vou divulgar:
discotecadoedio.blogspot.com.
Obs.: Não li o texto soh os comentários.

Tio Didi disse...

Tenho uma desculpa ótima: Meu Word não grifa palavras com grafia errada ou concordância errada. É muito fácil escrever um texto sem erros quando o Word já aponta eles para você.

*Robertinha* disse...

quero ver chega nos 64 como o meu barraco...rrsrsrs
um dia vc chega la...rs

Édio Azevedo disse...

Desafiou hein...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO